Livros

Negócios internacionais e internacionalização para economias emergentes

Manuel Portugal Ferreira, Nuno Rosa Reis e Fernando Ribeiro Serra

Lidel Edições Técnicas, 2011

Gestores e empresários olham para o mundo à procura de oportunidades de investimento e de alavancagem das suas competências e vantagens específicas. Em alguns casos decidem os seus investimentos por vantagens de localização de certos países assentes nos custos dos factores – e, em particular, do factor trabalho -, noutros casos, procuram as localizações que lhes garantem acesso a tecnologias e conhecimentos “de ponta”. Hoje, além dos EUA e da União Europeia, as multinacionais elegem os BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China como os pólos de maior atractividade para os investimentos futuros. Os BRIC a par com os Estados Unidos são e serão destinos atractivos quer para as grandes multinacionais, quer para empresas de média dimensão europeias e portuguesas. As oportunidades de beneficiar da globalização dos mercados e da produção existem, mas é preciso conhecer como funcionam esses países e os modos para tornar uma empresa multinacional.

Este livro aborda as oportunidades e desafios da globalização, as formas de internacionalização das empresas, os critérios para decidir quais os mercados a entrar avaliando a sua atractividade, o investimento directo estrangeiro e foca vários factores a atender nas economias emergentes em geral e nos cinco mercados dos EBRIC em particular. Os benefícios de uma orientação para os mercados externos não é mera panaceia e o potencial de rendibilidade é elevado, no aproveitamento das oportunidades.

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Gestão empresarial

Manuel Portugal Ferreira, João Carvalho Santos, Nuno Rosa Reis e Tânia Marques

Lidel Edições Técnicas, 2010

Uma gestão qualificada aumenta a capacidade competitiva das empresas. É aos gestores que cumpre definir a visão, missão e objectivos, traçar planos, obter recursos e aplicá-los da forma mais eficiente e eficaz. Muitos profissionais assumem funções de gestão à medida que avançam na sua carreira, arcando com mais responsabilidades, liderando equipas e projectos e decidindo em que negócios actuar e de quais desinvestir. É este o contexto global que torna os conhecimentos de gestão empresarial imprescindíveis ao sucesso individual e empresarial.

Este livro faz uma abordagem geral à gestão empresarial. A gestão moderna, de empresas competitivas, requer a análise externa do meio envolvente e interna da empresa para a melhor acção estratégica quer no mercado nacional, quer internacional. Mas gerir envolve também pensar a melhor forma de organizar e estruturar, de seleccionar e liderar as pessoas, de promover a ética dos comportamentos e de agir no mercado através do marketing. Mais do que uma arte ou de senso comum, a gestão precisa de ser profissional e suportada em técnicas e instrumentos de planeamento e acção. Assim, este livro é especialmente dirigido a estudantes, gestores e executivos das diferentes funções e aos profissionais que, sem formação de base em Gestão, precisam de decidir e actuar nas suas empresas.

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Marketing para empreendedores e pequenas empresas

Manuel Portugal Ferreira, Nuno Rosa Reis e Fernando Ribeiro Serra

Lidel Edições Técnicas, 2009

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Hoje o empreendedorismo e a criação de uma nova empresa é uma opção que cada vez mais pessoas contemplam. O marketing da nova empresa deve começar logo desde a raiz a ser pensado, talvez, mesmo antes da constituição da empresa. Embora a importância do marketing seja conhecida, é notável que a maioria dos empreendedores, empresários e executivos o relegue para segundo plano. Este livro é diferente ao aplicar o marketing aos novos projectos empreendedores e pequenas empresas, proporcionando assim ao leitor e potencial (ou realizado) empreendedor um conjunto alargado de conceitos e ferramentas que lhe serão directamente úteis na sua pequena ou média empresa. Muitos exemplos acompanham a apresentação dos conceitos e cada capítulo conclui com alguns exercícios para testar os seus conhecimentos. Ser empreendedor e criar ou gerir a empresa é um passo, mas as probabilidades de sucesso favorecem as mentes preparadas. Compreender o mercado, entender as ferramentas de marketing e pensar o marketing desde o projecto é fundamental para o sucesso de qualquer novo empreendimento, independentemente da área de actividade, da idade ou género do empreendedor e da sua capacidade financeira. Se há um caminho certo para empresas bem-sucedidas, esse caminho começa com a criação de competências e capacidades para melhor pensar, planear, gerir e actuar no mercado.




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